terça-feira, 23 de agosto de 2011

Prática de Montagem UNIRIO

Proposta Prática de Montagem 2011.2
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

A composição de dramaturgias atoriais para uma cultura caiçara

Aluna-mestranda: Paula Cavalcanti
Professora Orientadora: Nara Keiserman
Orientação sonora: Clara Santhana
Orientação estética: Bianca Borsoi e Sandro Lima
29 de agosto ás 9h30
(segunda-feira)


A Prática de Montagem – PMT se dará partir da pesquisa de mestrado em andamento - A composição de personagens a partir do contato com culturas e pessoas do meio rural: os Profetas da Chuva (Nordeste) e Os Caiçaras (Sudeste)-, que teve sua primeira etapa realizada em 2011.1 como disciplina optativa (Técnica Paralela) oferecida aos alunos da Graduação do CLA. Para tal foi realizada uma Pesquisa de Campo ao final do semestre que gerou material interessante para a dramaturgia corporal e cênica em sala de criação.
Estamos abrindo a turma para novos alunos, dessa vez com caráter de Prática de Montagem. Aos interessados: Podem ser de qualquer área das artes.
---------------------------------------------------------------------------------
O ator como criador da cena trabalhará o diálogo entre o improviso e a escolha consciente do que há ou não em sua cena, tomando consciência de sua produção. A condução será feita na tentativa de descobrir os caminhos para facilitar a criação sobre uma realidade, no caso aqui, a dos caiçaras investigados, tendo como suporte o corpo/voz em movimento no espaço.
Segundo as células cênicas já criadas temos dois caminhos apontados, (1) a criação a partir de pessoas que existem e do qual os atores tiveram contato ao vivo e que na cena narram coisas de suas vidas, contam causos de maneira coloquial; (2) e a criação a partir de um texto, em ambos os casos de origem oral, mas que chegaram aos atores através de escritos em livros e que na cena são narrados pelos personagens e ainda mantém o caráter literário.
Diante desses dois caminhos, investigaremos possibilidades de apropriação dessas personagens e suas histórias em contexto de improviso, escolheremos momentos e suas transições, gerando uma Pratica de Montagem - PMT a partir do material investigado e da dramaturgia atorial.

Objetivo

- Investigar procedimentos atorais para a criação cênica, partindo de uma cultura do interior brasileiro, no caso dessa prática de montagem - PMT, a cultura caiçara.
- Criar uma Dramaturgia cênica a partir de jogos de improviso, tendo como base a criação em laboratório pelos alunos no primeiro semestre de 2011, a pesquisa de campo realizada em Paraty do dia 2 a 5 de junho e a que será realizada no segundo semestre, além de jogos narrativos.

Programa
- Aquecimento corporal/vocal
- Jogos Narrativos
- Jogos de Improviso
- Criação e ensaio
- Nova saída a campo – Paraty – Angra dos Reis

Bibliografia

BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. São Paulo, Campinas: Perspectiva, Unicamp 2002.
FERRACINI, Renato. Café com queijo: Corpos em Criação. São Paulo: Hucitec, 2006
FERRACINI, Renato (Org). Corpos em fuga, corpos em arte. São Paulo: Hucitec, 2006
GERALDO, Luis Silva. Caiçaras e Jangadeiros - Cultura marítima e modernização no Brasil(1920-1980). Série Documentos e Relatórios de Pesquisa n.º1. São Paulo – USP, 2004
HIRSON, Raquel S. Tal qual apanhei do pé, uma atriz do Lume em pesquisa. Editora Hucitec. São Paulo, SP. 2005.
MARTINS, Karla Patrícia Holanda (org.) Profetas da Chuva. Fortaleza: Tempo d'Imagem, 2006.

Artigo:
VARGENS, Meran. A escuta que transforma o olhar e impulsiona a criação cênica. Pesquisa de pós-doutorado desenvolvida no IA-UNICAMP-SP, 2010. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/processos/Meran%20Vargens%20-%20A%20escuta%20que%20transforma%20o%20olhar%20e%20impulsiona%20a%20cria%E7%E3o%20c%EAnica.pdf . Acesso em: março de 2011.

DVD
Dias de Caiçaras.Documentário. Produzido por: Sonopress Rimo Indústria e Comércio Fonográfico S/A. Site: www. dialeto.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário